Seja bem-vindo - segunda-feira,15 de outubro de 2018

Tutti Cane


Indique a página

Seu nome:
Seu email:
Nome amigo(a):
E-mail amigo(a):

Notícias

Cuidados com a higiene de seu Pet


Agora é moda falarmos em estética animal, penteados, tonalizações, banhos de imersão para cães e gatos e etc, mas o mais importante ainda é mantermos nossos animais sempre limpos e bem cuidados evitando assim vários problemas de saúde.
A causa mais freqüente de visitas às clinicas veterinárias está relacionada a problemas de pele e ou problemas no ouvido os quais demandam tratamentos muitas vezes longos e dispendiosos e que podem ser minimizados com simples hábitos de higiene.
Os problemas de pele se relacionam tanto a causas fisiológicas quanto a maus vícios na manutenção dos animais, neste caso uma boa escovação dos pêlos duas vezes por semana e banhos regulares seguidos de uma secagem eficiente, garantem a retirada de pelos soltos removendo também crostas de sujeira que podem causar diversos tipos de dermatites.
No banho devemos utilizar shampoo com PH neutro a base de matérias-primas naturais, de preferência com água fria ou morna conforme a temperatura ambiente. A secagem deve ser muito bem feita com toalhas e posteriormente secador(morno) evitando o acumulo de água entre os pêlos o que poderia facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias na pele do animal.
No ouvido, uma limpeza da parte interna da orelha, utilizando-se a ponta do dedo indicador com algodão umedecido em produtos próprios para este fim, duas vezes por semana será suficiente para manter-la limpa e consequentemente evitar o acúmulo de cera e sujeira que poderiam facilitar o desenvolvimento de infecções.
Ainda falando de higiene, poucas pessoas têm o hábito de escovar os dentes de seus animais, o que seria muito interessante mesmo que apenas uma vez por semana, utilizando-se de pastas especialmente desenvolvidas para esta finalidade, pois este costume evitaria o acúmulo de tártaro nos dentes que além de mau hálito pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças inclusive cardíacas e renais.
Por tudo isso, devemos nos dedicar cada vez mais a mantermos bons hábitos de higiene com nossos bichinhos pois assim melhoraremos a qualidade de vida deles mantendo-os longe de problemas de saúde e desenvolvendo cada vez mais a relação de carinho e mutuo.
Até a próxima edição,
Marco Moretti
Criador de Rhodésian Ridgeback, proprietário do Hospital Veterinário Tutti Cane e cinófilo participante em diversos seminários sobre comportamento e reprodução animal.
Todos os direitos reservados Tutti Cane - 2018 - Design by Criação Sites.net